FORMAÇÃO PROFESSIONAL LEADER FPL | Projectlab

FORMAÇÃO PROFESSIONAL LEADER

Domine o mundo ágil. Chegou a hora de se tornar um AGILE PROFESSIONAL!

Avise-me quando abrirem turmas

Na nossa formação ágil temos uma trilha de 11 cursos Online que irão desenvolver os domínios necessários para te transformar num Agile Professional..


Como é a Formação?

A Formação toda tem 11 cursos, 132 horas (132 PDUs) de treinamento e usa a metodologia Flipped Classroom, ou sala de aula invertida. Você assiste a teoria através de aulas Online Gravadas e depois vamos para sessões ONLINE AO VIVO com o instrutor, aprendendo mais, discutindo a teoria, exercícios e cases reais. Você participa e troca experiências!

Você precisa de apenas cerca de 4 horas por semana e assiste as aulas de onde estiver. Os cursos têm duração de 12 horas, se estendendo por 3 semanas. Se perder uma aula Ao Vivo, ela fica gravada para você assistir depois. Isso te dá flexbilidade para assistir as aulas.

TURMA 08: 26/Abr/2020 a 06/Fev/2021

Carga Horária Total: 132 Horas

Sessões Online Ao Vivo*: Terças-Feiras, Quartas-Feiras ou Quintas-Feiras, das 20h às 22h

* o dia e horário das sessões online ao vivo podem sofrer alterações, que serão previamente comunicadas.

AULAS ONLINE AO VIVO

Certo, mas e a interação? Fazer perguntas? Trocar ideias, opiniões e discutir? Você terá tudo isso nas sessões online ao vivo de cada curso: 2 horas com o SME e 1 hora e meia com o monitor do exercício. Perdeu? Não tem problema, estará gravado.

ATIVIDADES PRÁTICAS

Tem "mão na massa" também! Exercícios e tarefas em que você poderá colocar em prática seu novo conhecimento. Vamos medir se você de fato entendeu e se dedicou, com discussão do exercicio em sessão online ao vivo com um monitor.

REQUISITOS PARA COMPLETAR

Para receber o seu certificado você deverá realizar um teste de avaliação da aprendizagem com 70% de acerto. O teste somente poderá ser realizado após você ter completado 100% das aulas gravadas, ter participado de todas as sessões online ao vivo ou assistido posteriormente todas as gravações destas sessões.

Você pode repetir a avaliação de cada curso uma vez, caso não seja aprovado de primeira.

VOCÊ SÓ PAGA POR 7 CURSOS - E FAZ 11

Para receber o certificado do Programa e se formar, você precisa concluir com sucesso pelo menos 8 dos 11 cursos disponíveis.

CONQUISTE A CERTIFICAÇÃO AGILE PROFESSIONAL (C-AP)

Fazer a Formação já é um grande passo, mas se você quiser mesmo ser reconhecido como um C-AP, Certified Agile Professional, além da Formação, deverá seguir mais alguns passos.

DURAÇÃO DO CURSO

A ordem dos cursos é uma sugestão nossa para o melhor aproveitamento do Programa, mas se você tiver algum problema e não puder fazer algum, você pode fazê-lo depois, no seu próprio ritmo. Seguindo e se formando com a sua turma, leva aproximadamente 1 ano. Passa rápido! Você tem até 2 anos, do início de sua turma, para terminar todos os cursos.

PÚBLICO ALVO

Mas será que isso é para mim? você se pergunta… A resposta é simples: se você é Gerente de Projetos, membro de equipe, membros de PMO, gestor de produtos ou negócios, analista de negócios, consultor ou envolvido direta ou indiretamente com o gerenciamento de projetos ou desenvolvimento de produtos complexos, você precisa estar por dentro do mundo Agile. Não é uma opção, já passou a ser questão de sobrevivência profissional.

NETWORKING

Você pode interagir com outros alunos pelo grupo exclusivo de WhatsApp do programa, fazer networking, tirar dúvidas, fazer exercícios, assistir às aulas gravadas e às aulas ao vivo. Mesmo sendo Online, você terá muita interatividade e muita prática!

SME (Subject Matter Experts)

Boa parte do sucesso creditamos aos Professores, que chamamos de SME (Subject Matter Experts), profissionais com grande referência no mercado, cada um especialista em uma ou mais áreas de Agile, autores de livros, inclusive preparatórios para algumas das principais certificações do mercado.

Oferecemos a você “a nata” do mundo Agile brasileiro! Confira o time de feras em Métodos Ágeis que desenvolveram essa formação e estarão a seu lado para a sua conquista final:

Imagem de capa do card

Vitor Massari
LEAN

Carlos Henrique Silva
Agile Project Management

André Vidal
Agile Product Management

Gino Terentim
Management 3.0 e Gestão Ágil de Produtos

Rafael Capra
Kanban

Daniel Mello
Scaled Organizational Agile

Carla De Bona
Design Thinking

Eliani Figueiró
Lean Startup

Fabio Cruz
Agile PMO

Andy Barbosa
Agile Coaching

Léo Redondo
Lean Startup

Antonio Muniz
DevOps Além da TI

CONHEÇA OS 11 CURSOS DA FORMAÇÃO

que irão te transformar em um Agile Professional:

Liderança em projetos

12h

Liderança em projetos é a competência de usar a si mesmo como instrumento para criar sentido e direcionar pessoas, engajando-as em uma visão comum que representa os objetivos de um projeto. Requer tempo e esforço para ser desenvolvida, pois envolve habilidades de áreas variadas – é uma jornada.

  • Líder versus gerente

  • Construindo influência

  • Compartilhando a visão

  • Tomada de decisão

  • Modelo Cynefin para apoio a tomada de decisão

  • Abordagens em liderança e como aplica-las no ambiente de projetos

  • Liderança coach

  • Liderança exponencial

  • V.U.C.A.

  • Liderando líderes

SME / INSTRUTOR

INSTRUTOR

Gerenciamento Ágil de Projetos

12h

Comunicar é transmitir uma visão ou ideia de forma que o outro tenha o mesmo entendimento que você, quer ele concorde ou não. Assim como você entender o que outro quer transmitir. Liderar as comunicações é despertar uma resposta no outro. Isso quer dizer que você é o responsável não somente pela transmissão de sua mensagem, mas também por fazer com que o outro a absorva da forma entendida. Também e responsável por saber receber a mensagem e proporcionar um ambiente que facilite o processo de comunicação no projeto.

  • Definições, origens e um pouco de história

  • Elementos base da comunicação

  • Comunicação assertiva

  • Comunicação Não Violenta

  • Comunicação virtual

  • Ferramentas síncronas

  • Ferramentas assíncronas

  • Barreiras na comunicação verbal: psicológicos, físicos e técnicos

  • Comunicação não verbal

  • Apresentações em público

  • O paradoxo de Abilene

  • Modelo da dominância cerebral

  • Comunicação em situações de crise

  • Comunicação efetiva em reuniões

  • Sinergologia, a ciência da linguagem corporal

SME / INSTRUTOR

Liderando equipes em projetos

12h

Nada se constrói sozinho, muito menos projetos. Liderar equipes em projetos . muito mais que comandar e gerenciar recursos humanos, conseguir com que eles se unam a você, face a todos os obstáculos, em prol de um objetivo comum, a visão do projeto.

  • Agregado, grupo ou equipe?

  • Como somos e agimos como pessoas?

  • Como as equipes se formam?

  • Tamanho faz diferença

  • Praticar o Shu Ha Ri

  • Ser ou não ser multitarefa?

  • Equipes virtuais – o desafio

  • A disfunção da equipe

SME / INSTRUTOR

SME / INSTRUTOR

Negociação e resolução de conflitos em projetos

12h

A negociação é uma habilidade necessária para se obter êxito nas relações humanas em projetos, assim como na empresa ou na vida particular, e pode ser desenvolvida. É a melhor forma de administrar conflitos. Essa é uma habilidade que não somente o líder de projetos precisa ter para intervir quando necessário e evitar situações de conflitos ou agravamento, ou buscar a solução, mas é também muito importante para que os membros da equipe possam ser mais auto gerenciáveis e mais maduros.

  • Conflitos em projetos

  • Efeitos positivos do conflito

  • Efeitos negativos do conflito

  • Você é o gerente negociador!

  • Elementos presentes nas negociações

  • As partes

  • Os interesses

  • As opções

  • A legitimidade

  • As alternativas

  • A comunicação

  • O relacionamento

  • O compromisso

  • O tempo e a sincronização (timing)

  • A informação

  • O poder

  • A cultura

  • Os limites superior e inferior, ponto de recuo e moeda de troca

  • A emoção e a percepção

  • O processo de negociação: um modelo para gerentes de projetos

  • Canvas de planejamento

  • Revisão das propostas e preparação do negociador

  • Caso – Negociação na área de responsabilidade social

  • Caso – Mediação

SME / INSTRUTOR

Liderando mudanças em projetos

12h

Não há projeto que não mude ao longo de sua realização. São muitas as razões: incertezas, alterações no ambiente e nas pessoas. Simplesmente não há como ter controle de tudo. Uma vez que as mudanças se tornem necessárias, é preciso liderar pessoas para implementá-las em processos, conceitos e comportamentos. Resistência é apenas uma das várias etapas que o líder profissional precisa vencer para liderar mudanças em projetos com sucesso. O maior desafio aqui são os aspectos humanos, que é o foco desse abordagem.

  • Gerenciamento de projetos e a gestão de mudanças

  • A gestão de mudanças não é comunicação

  • A importância do tema para a liderança em projetos

  • A mudança e o indivíduo

  • Gerindo mudanças em projetos

  • Etapas da gestão de mudanças

  • Medindo a efetividade da mudança – Modelo ADKAR

  • Governança da gestão de mudanças

  • Metodologias e certificações existentes em gestão de mudanças

  • APMG Change Management

  • Modelo Prosci de gestão de mudanças

  • Guia do PMI para gestão de mudanças organizacionais

  • Human Change Management Institute

  • Association of Change Management Professionals

  • SME / INSTRUTOR

Engajando stakeholders em projetos

12h

Não se gerenciam stakeholders em projetos, se busca seu engajamento através da liderança. Para isso, é necessário conhecê-los, respeitá-los e se relacionar com eles de forma proativa. Entre os stakeholders do projeto estão incluídos equipe, fornecedores e principalmente as outras partes, que frequentemente têm uma autoridade superior ou excludente ao líder do projeto e, portanto, se apresentam como um dos seus maiores desafios.

  • Definições e Origens do termo

  • Um pouco de Teoria de Stakeholders

  • Gerenciamento versus engajamento

  • Relacionamento: a chave de tudo

  • Confiança em primeiro lugar

  • Modelo padrão de engajamento de stakeholders

  • Entender o ser humano

  • Como lidar com stakeholders difíceis?

  • Os modelos de mercado de engajamento de stakeholders

  • O modelo PMI

  • O modelo IPMA

  • O modelo Mayfield

  • O modelo Stakeholder Circle

  • O modelo Prendo

  • Stakeholders e o ciclo de vida do projeto

  • Pequeno manual para um bom engajamento de stakeholders

SME / INSTRUTOR

Inteligência emocional em projetos

12h

A inteligência emocional compreende nossas capacidades de auto percepção e autogestão e de percepção social e gestão de relacionamentos. Tais capacidades são vitais para que tenhamos sucesso em nossos projetos pessoais e profissionais e podem ser desenvolvidas ao longo de toda a nossa trajetória por meio de estudos e práticas. Em projetos é especialmente importante poder dominar essa inteligência, pois as press.es que as restrições impõem aos envolvidos fazem aflorar todos os tipos de emoções a qualquer momento.

  • Dimensões da Inteligência Emocional

  • Nosso cérebro e as emoções

  • Ferramentas e técnicas para melhoria da nossa inteligência intrapessoal

  • Controle emocional

  • Mindfulness

  • Agilidade emocional – indo além do controle

  • Ferramentas e técnicas para melhoria da nossa inteligência interpessoal

  • o Comunicação não verbal

  • o Escuta ativa

  • o Diálogo

  • o Conversa

  • o Janela de Johari

  • o Gentileza

SME / INSTRUTOR

Criatividade em projetos

12h

Criatividade é a “habilidade de recombinar informações existentes, gerando algo novo”. Ao contrário do que comumente se pensa, ela pode ser encarada não como um dom para poucos, mas como um processo pelo qual qualquer um de nós pode passar. Como qualquer processo, a criatividade pode ser ensinada, aprendida e desenvolvida.

  • Introdução: a cadeira amarela

  • Criatividade como um processo

  • Informações

  • Conexões e ideias

  • Multidisciplinaridade

  • Alcançando a multidisciplinaridade

  • A motivação intrínseca da mente criativa

  • A criatividade na prática

  • Design Thinking

  • Usando a criatividade nos projetos e na sua vida

  • Construindo a cultura da criatividade na sua empresa

  • A cultura da multidisciplinaridade

  • Garanta autonomia e inspire a responsabilidade

  • Um caso quase abstrato e um nem tanto

  • Atitude criativa

  • Sumário de mindsets

SME / INSTRUTOR

INSTRUTOR

Colaboração e cultura em projetos

12h

As diferenças entre as pessoas são ao mesmo tempo a maior riqueza e a maior fonte de conflitos em projetos. Crenças, culturas e vis.es diferentes do mundo apresentam grandes desafios. . preciso navegar entre as diferenças e encontrar as afinidades para resultar na colaboração necessária para alcan.ar o sucesso do projeto. Projetos estão cada vez mais complexos social e culturalmente, envolvendo grupos diferentes de pessoas, seja dentro da própria empresa, em diferentes empresas, diferentes regi.es ou países. Fazer com que pessoas de outras culturas colaborem é fundamental para o projeto, mas não é fácil.

  • Estereótipos? A cultura envolve muito mais!

  • Cultura organizacional: as três principais perspectivas

  • Comparação transnacional

  • Interação intercultural

  • Múltiplas culturas

  • Colaboração no gerenciamento de projetos

  • Seja um líder colaborativo

  • A jornada para a colaboração? Um labirinto

  • Criar valor do projeto por meio de cultura e colaboração

  • 1. Parceiros

  • A Formação toda tem 11 cursos, 132 horas de treinamento e usa a metodologia Flipped Classroom, ou "sala de aula invertida". Você assiste a teoria através de aulas Online Gravadas e depois vamos todos para sessões ONLINE AO VIVO com o instrutor, aprendendo mais, discutindo a teoria, exercícios e cases. Você participa e troca experiências!

    Aproveite Também

    PROFESSIONAL LEADER: Gerenciamento de Projetos

    R$ 150,00 R$ 120,00

    Em até 10x de R$ 12,00 S/ JUROS